Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UMA ARQUITETURA ÚNICA E UM ACERVO CULTURAL DE VALOR IMENSURÁVEL

A Catedral Metropolitana – Nossa Senhora Aparecida ou simplesmente Catedral de Brasília, é um templo católico brasileiro, na qual se encontra a cátedra da Arquidiocese de Brasília, localizada na capital federal, ao sul da S1, no Eixo Monumental, região da Esplanada dos Ministérios.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral. Em 31 de maio de 1970, foi inaugurada de fato, já nesta data com os vidros externos transparentes.

As 16 colunas de concreto que convergem para o círculo central tem 42 metros de altura e pesam juntas 90 toneladas. A área circular total da Catedral tem 70 metros de diâmetro. Em sua volta, há um espelho d’água com 40 centímetros de profundidade e 12 metros de largura, e a capacidade total de armazenamento para um milhão de litros de água.

A TORRE

A TORRE

A torre da catedral foi inspirada na “tenda do povo”, relatada em Êxodo 25:8 do antigo testamento onde Deus narra seu pedido a Moisés: “E me farão um santuário e habitarei no meio deles.” Niemeyer desenhou a estrutura em formato hiperboloide cujo projeto estrutural foi conduzido pelo Eng. Joaquim Cardozo. As cores predominantes azul , branco e dourado, são as cores de Nossa Senhora Aparecida, a Catedral é uma homenagem à Nossa Senhora.

A TORRE

O CAMPANÁRIO

Doados pelo governo da Espanha, três deles Santa Maria Pinta e Nina, lembram as caravelas de Cristóvão Colombo na descoberta das Américas. O quarto é uma homenagem a Nossa Senhora do Pilar, muito cultuada naquele país. Controlados eletronicamente os sinos tocam às doze horas e às dezoito horas desde 1987.

SEMI PRIVATE Training

A CÚPULA DO BATISTÉRIO

A CÚPULA DO BATISTÉRIO, uma construção de concreto armado em forma de ovoide, onde são realizados os batizados.

SEMI PRIVATE Training

OS ANJOS

Presos por cabos de aço, pendem três ANJOS. Lembram os três arcanjos bíblicos: Miguel, Gabriel e Rafael e foram esculpidos por ALFREDO CESCHIATTI E DANTE CROCE

SEMI PRIVATE Training

O VITRAL

Os VITRAIS projetados por MARIANNE PERETTI possuem extensão de 2 MIL metros quadrados

SEMI PRIVATE Training

A CÚRIA METROPOLITANA

A CÚRIA METROPOLITANA DE BRASÍLIA, obra de Niemeyer, foi inaugurada em 2007. Sua área é de TRÊS MIL METROS e se comunica internamente com a CATEDRAL

SEMI PRIVATE Training

O CORO

Na sua parte frontal estão quinze quadros de Di Cavalcanti que apresentam as estações da via sacra, o caminho percorrido por Jesus com a cruz desde o momento da sua condenação até a crucificação e morte no Calvário.

SEMI PRIVATE Training

COMPOSIÇÃO DE AZULEJOS

A bela composição de azulejos da Catedral de Brasília foi criada pelo artista Athos Bulcão e está muito associado à produção em azulejos na cidade de Brasília (DF).

Um pouco da história da catedral de brasília

Durante os anos 1960, os trabalhos ficaram parados durante o breve governo de Jânio Quadros (1961) por conta de polêmicas relacionadas a gastos do poder público com uma obra religiosa.

Nesse período, o esqueleto de concreto da Catedral fez parte da paisagem da nova capital, um símbolo da permanente construção da cidade. Entre os mandatos de João Goulart (1961-1964), Humberto Castelo Branco (1964-1967) e Artur da Costa e Silva (1967-1969), o templo enfrentou períodos de aperto financeiro e incertezas, inclusive sobre sua conclusão.

A consolidação de Brasília como capital federal, a partir da formalização da transferência de praticamente todos os órgãos do governo federal e a exigência de instalação de representações diplomáticas no Distrito Federal feitas no mandato de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), finalmente selou o destino da Catedral no imaginário brasileiro e acelerou a inauguração do prédio, em 31 de maio de 1970.

A partir de 1978, a igreja passou a integrar o conjunto urbanístico reconhecido, em 1987, pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Três anos depois, em 1990, a Catedral foi tombada como Monumento Histórico e Artístico Nacional.

Referência: agenciabrasilia.df.gov.br